O vôo alto do jazz de Sehinkman

'La rueda de la fortuna' é o quinto Cd autoral do inquieto e vanguardista pianista de jazz Estebán Sehinkman. Nessa oportuna matéria, a jornalista Taluana Wenceslaw nos introduz o mundo desse grande artista da cena do jazz portenho.

29/12/2014 - Taluana Wenceslau

Um dos músicos mais representativos da cena do jazz argentino é o pianista, tecladista e compositor Esteban Sehinkman. Ele é parte de uma geração de músicos que freqüentou Berklee entre o final dos anos 90 e o início do novo milênio, mas que vão além de sua formação acadêmica e buscam uma sonoridade autêntica e que conciliem suas distintas influências: o rock, a música eletrônica, o folclore argentino.

Para a gravação do novo disco do quarteto liderado por ele, o grupo recebeu o nome de “Pájaro de Fuego” (título do álbum anterior), integrado também por Pipi Piazzolla em bateria, Matias Mendez no baixo, e Nicolas Sorin em voz e sintetizador.

O resulto foi “La Rueda de la Fortuna”, um disco cheio de matizes variados e com uma música muito apurada e eletrizante, com canções ora suaves, como “La Corriente ” ou “Song for Andresito”, ora explosivas e provocativas como “Látigo” (com um trabalho vocal muito forte de Sorin), e ora psicodélicas como em “Micropunto” e “Escuadro” (com algo de jazz fusion dos 70 e trance).

A arte gráfica do disco é um prazer à parte, com ilustrações de Hugo Horita, simbolizam sua música à perfeição. Sehinkman já disse que, para ele, a música e a estética formam parte de um todo que será compartilhado com o público.

No dia 13 de dezembro, o novo trabalho foi apresentado oficialmente no charmoso Thelonious Club, com uma plateia lotada de admiradores dessa seleção de artistas talentosos e criativos. Para a ocasião, foram convidados também Sebastián Lanz na guitarra, e Tomy Sanz, adicionando uma segunda bateria. O resultado foi potente e contagiante.

O grupo “Pájaro de Fuego” é uma das melhores propostas do cenário musical argentino, e conta com meus três músicos preferidos de Buenos Aires: Sehinkman, Piazzolla e Sorin. Com “La Rueda de la Fortuna” eles chegam a um nível mais amplo de alcance, e espero que a partir de 2015 levem toda essa qualidade e energia pelo mundo. E que o Brasil seja um de seus destinos!

Topo da página | Envie a um amigo | Voltar para Argentina