o jazz

1900 – 1971

Louis Armstrong

Biografia

Um dos mais importantes músicos do século XX, o pioneiro do jazz, Louis Armstrong, nasceu em New Orleans no dia quatro de julho de 1900. Teve uma infância pobre, quase sempre cantando nas ruas por sobrevivência.

Em 1912 ele foi preso por dar tiros de pistola na festa de ano novo e portanto, conduzido a um reformatório. Apesar do infortúnio, foi nesse instituição que Armstrong aprendeu a tocar corneta e quando saiu do reformatório em 1914 ele começou a tocar nas bandas de jazz.

Como demonstrava talento, acabou nas graças do grande jazzista da época, o seu padrinho King Oliver, tocando em diversas formações, tanto em New Orleans quanto em Chicago.

No início dos anos vinte, Armstrong depois de gravar com Oliver seus primeiros discos, mudou para New York e lá trabalhou na orquestra de Fletcher Henderson. Durante esse período, Amstrong uma série de clássicos, tanto com os grupos de Henderson quanto com cantores de jazz e blues.

Através da interferência de sua mulher, a pianista Lil Hardin, Louis formou seus famosos Hot Five e Hot Seven, e durante essa época foi apelidado de "Satchmo" – abreviação de "Satchel Mouth" – devido às grande volume das bochechas obtido quando tocava trompete.

Em 1927 Armstrong trocou a corneta pelo trompete e nesse mesmo ano ele popularizou o estilo "scat" cantando "Heebies Jeebies". Com o passar do tempo, a popularidade de Armstrong cresceu muito, como seu estilo único de suingar, com sua voz grave dominando as ondas do rádio, tudo isso fazendo dele o músico de jazz mais famoso de sua época.

Em meados dos anos trinta ele fez sua primeira excursão na Europa, entre as inúmeras que realizou para difundir a cultura americana através de uma música única e vibrante. O estilo de tocar e cantar de Armstrong se tornou uma grande referência tanto para músicos quanto para cantores, como Bing Crosby e Ella Fitzgerald.

Seus poderosos solos transformaram o jazz de conjuntos que tocavam a música uniformemente para outras formações centradas nos solos e improvisos. Desafortunadamente, na metade dos anos 40, o jazz passou a ser comandado pelo bebop tornando o estilo de Armstrong ultrapassado, deixando de ser uma referência para os novos músicos.

Armstrong fundou um sextet denominado de All-Stars, um conjunto que se baseava nos estilos New Orleans e swing, grupo esse que tinha sempre a sua presença cativante e bem humorada. Continuou a excursionar com o seu grupo, como embaixador do jazz, até a sua morte ocorrida no dia seis de julho de 1971.

Discografia

1924 Louis Armstrong and King Oliver Milestone
1925 Clarence Williams Blue Five CBS
1926 The Hot Fives, Vol. 1 Columbia
1927 Hot Fives & Hot Sevens, Vol. 2 Columbia
1928 Hot Fives & Sevens, Vol. 3 Columbia
1928 25 Greatest Hot Fives & Sevens ASV
1928 Louis Armstrong and Earl Hines Smithsonian
1933 Laughin Louis (1932-1933) Bluebird
1935 Pocketful of Dreams GRP
1937 1936-1937 Classics
1938 1937-1938 Classics
1947 Satchmo at Symphony Hall(live) Decca
1951 Satchmo at Pasadena (live) Decca
1954 Louis Armstrong Plays W.C. Handy Columbia/Legacy
1955 Satch Plays Fats Columbia/Legacy
1956 Ella and Louis Verve
1957 Porgy and Bess Verve
1957 Louis Armstrong Meets Oscar Peterson Polygram
1961 Together for the First Time Roulette

= contém trechos de músicas.

Armstrong House
A missão do site da Louis Armstrong House & Archives é preservar e promover a herança cultural de Louis Armstrong.

Topo da página | Envie a um amigo | Voltar para Jazzistas

Procurar jazzista